Peugeot 208 1.5 Allure - Prazer de dirigir
Novo compacto tem a missão de elevar o prestígio da marca francesa no mercado nacional. Espaço interno, estilo, consumo baixo e comportamento dinâmico são pontos positivos
Paulo Eduardo - Estado de Minas
Publicação: 08/06/2013 15:32 Atualização: 08/06/2013 16:31
Novo compacto tem a missão de elevar o prestígio da marca francesa no mercado nacional. Espaço interno, estilo, consumo baixo e comportamento dinâmico são pontos positivos |
DENTRO O espaço é bom para as pernas no banco traseiro por causa da distância entre-eixos (ver ficha técnica) de carro médio e medida de conforto generosa. Ambos são fatores determinantes do aproveitamento do espaço interno. O senão é que ocupantes no banco traseiro com mais de 1,80m de altura esbarram a cabeça no teto.
Quadro de instrumentos sobre o painel e volante pequeno |
Cinto de três pontos retrátil para todos atrás, mas falta apoio central de cabeça |
DIRIGINDO Na maioria das vezes, concordo com as avaliações do Daniel Ribeiro Filho (ver avaliação técnica abaixo), mas desta vez divergimos. Ele não vestiu o carro. O 208 é um dos carros mais empolgantes de dirigir. O volante de diâmetro menor e a posição mais baixa dão um toque de esportividade e lembra o kart. A direção é leve e bem direta – ao menor movimento as rodas viram. Não há retardo de resposta. Para que o quadro de instrumentos seja totalmente visualizado, pois fica elevado em relação ao volante, este precisa ficar em posição baixa, que difere da qual estamos habituados.
O sistema de suspensão foi calibrado para privilegiar o comportamento dinâmico e, por isso, as imperfeições do piso são transferidas para dentro em níveis aceitáveis. Entretanto, abusar nas curvas é com o 208. Entra e sai delas sem a menor cerimônia. O carro não prega sustos e está sempre sob controle do motorista. É puro prazer ao volante. Mas como nem tudo é perfeito, os engates do câmbio são barulhentos, nem sempre precisos, e a alavanca tem curso longo. Ao engatar a 2ª ou a 4ª marcha, o cotovelo esbarra no encosto do banco. A visibilidade lateral traseira é ruim por causa da coluna C muito larga.
O motor 1.5 responde bem tanto nas acelerações quanto em retomadas. Não é brilhante, mas pela cilindrada o desempenho convence até com ar-condicionado ligado.
Teto solar panorâmico é um dos atrativos da versão Allure |
PÃO-DURO O 208 é avesso a paradas no posto de combustíveis. Na cidade, o consumo médio de etanol foi de 8km/l e de 9,5km/l com gasolina. Na estrada, a média atingiu 15km/l com gasolina e variou de 10km/l a 11km/l com etanol. Em todas as situações, o ar-condicionado estava desligado. No tanque cabem 55 litros, o que proporciona boa autonomia. Trata-se de um carro com características para rodar na cidade, fácil de estacionar, com baixo consumo de combustível e que desliza facilmente na estrada, além de ter linhas bonitas e agradáveis. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.
Garras afiadas
AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
As portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. O lado esquerdo da extremidade superior do capô interfere com a curvatura do para-lama na abertura ou fechamento e para acionar a alavanca de abertura é necessário abrir a porta do condutor, pois o mecanismo fica encoberto. A tampa traseira está descentralizada e a pintura contém vários pontos com impurezas. NEGATIVO
Acabamento da carroceria
As portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. O lado esquerdo da extremidade superior do capô interfere com a curvatura do para-lama na abertura ou fechamento e para acionar a alavanca de abertura é necessário abrir a porta do condutor, pois o mecanismo fica encoberto. A tampa traseira está descentralizada e a pintura contém vários pontos com impurezas. NEGATIVO
Lateral limpa e linha de cintura ascendente embelezam o conjunto |
Vão motor
O capô tem ótimo ângulo de abertura e é sustentado por vareta manual. O motopropulsor preenche bem o vão, que é pequeno, mas o acesso à manutenção é razoável, exceto na parte posterior, onde invade a cobertura do painel de fogo. Os itens de verificação constante têm fácil identificação e manuseio e o leiaute do vão tem aspecto organizado. A insonorização em relação ao habitáculo é satisfatória. REGULAR
Altura do solo
Tem de série chapa protetora vazada sob o motopropulsor. Raspa eventualmente a aba inferior do para-choque dianteiro em saídas de garagem com desnível, assim como a parte central do chassi, com o veículo carregado, na transposição de quebra-molas salientes e curtos. REGULAR
Climatização
É por comando manual. São quatro difusores de ar no painel, com ótimas vazão e angulação. A caixa de ar tem seis velocidades e são quatro as opções de direcionamento do fluxo. Está bem vedado. O sistema está muito bem dimensionado para a área do habitáculo e a tampa corrediça blindada evita a incidência solar e claridade através do teto solar. POSITIVO
Freios
A calibragem do ABS não é a ideal devido ao grande retardo de resposta sobre piso de baixo atrito (terra cascalhada e paralelepípedo úmido) em situação de emergência. O pedal de freio tem sensibilidade razoável e o freio de estacionamento atuou normalmente. Depois de uso constante em longa descida sinuosa, com frenagens fortes na entrada das curvas, a perda na resistência térmica foi aceitável. REGULAR
Câmbio
A qualidade de engate tem perda em precisão e maciez em algumas situações usuais e o curso da alavanca é longo. As relações de marchas/diferencial atendem a proposta dinâmica, mas com carga máxima exige trocas mais constantes. O trambulador é barulhento. Em 3ª marcha, a 60km/h, a rotação correspondente é de 2.700rpm; e em 5ª, a 110km/h, fica bem próximo do torque máximo, que é a 3.000rpm. REGULAR
Motor
A sua performance é normal para um 1.5 8V, mas sem brilho dinâmico. As retomadas de velocidade e aceleração são razoáveis. Porém, com carga útil máxima e ar-condicionado ligado e trafegando numa topografia irregular (cidade/estrada) o rendimento é apenas aceitável para sua cilindrada. A rumorosidade de funcionamento é baixa e o sistema flex funcionou bem. POSITIVO
Vedação
Boa contra água e poeira. POSITIVO
Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. Ao trafegar sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto ruim surgem vários ruídos no habitáculo. NEGATIVO
Suspensão
A estabilidade é muito boa, com ótima precisão e rapidez no contorno de curvas de raios variados, além de inclinação mínima da carroceria. O conforto de marcha está mal definido devido ao nível significativo da transferência das imperfeições do solo para dentro, fato que piora quando o veículo está carregado e com a pressão dos pneus indicada para essa condição. REGULAR
Direção
O sistema de direção com assistência elétrica tem reações muito diretas e leveza, digna de um veículo esportivo, sendo muito prática no uso urbano. Com o veículo em velocidade mais alta, em manobras de forte desvio com retorno à faixa original, requer mais experiência do condutor pela rapidez de resposta. A coluna de direção tem ajuste em altura e distância com bom curso, mas em várias configurações atrapalha a visualização do quadro de instrumentos, mesmo com as dimensões reduzidas do volante. REGULAR
Iluminação
Há luz de cortesia no porta-malas e no porta-luvas. No teto tem pequena lanterna próxima ao retrovisor com resultado discreto em iluminação e não tem spots integrados, sendo favorecido pelo teto de vidro. Os faróis têm construção com dupla parábola e apresentaram boa eficiência no baixo/alto e contam com o auxiliares de neblina no para-choque, mas não têm regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente. REGULAR
Estepe/macaco
O estepe, que tem a roda em aço e o pneu igual aos de uso, está instalado dentro do porta-malas. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as tampas plásticas de acabamento da cabeça dos parafusos com dispositivo que vem no kit de troca. POSITIVO
Limpador de para-brisa
Os esguichos no para-brisa são do tipo spray em V, com boa vazão e abertura. As palhetas varrem uma área satisfatória e apresentaram boa qualidade. O sistema no vidro traseiro é também eficiente em vazão e campo de visão. Não tem sensor de chuva e é fácil o acesso ao reservatório d’água instalado dentro do vão motor. POSITIVO
Alarme
A chave de ignição é codificada, do tipo canivete, e nela estão inseridas as teclas de travar/destravar. Somente a porta do condutor tem função um toque e o sistema antiesmagamento funcionou bem. Há proteção perimétrica das partes móveis, mas não tem a volumétrica contra invasão do habitáculo pela quebra dos vidros. REGULAR
Volume do porta-malas
O declarado é de 285 litros, o mesmo encontrado na nossa medição, com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
www.danieltecnodan.wordpress.com
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